segunda-feira, 30 de setembro de 2013

História da Fotografia

História da Fotografia


Temos uma imensa necessidade de marcar todos os acontecimentos da nossa vida e qual a melhor forma de fazer isso se não por meio de uma fotografia?! Tão presente no mundo moderno, a arte de fotografar vai além das fotinhos com os amigos que postamos no facebook, é um sistema complexo que engloba aspectos como luz, foco, inspiração, emoção e muito mais. E poucos sabem como tudo começou, e para matar a curiosidade de leigos e estimular a paixão dos amantes de fotografias resolvemos fazer esta matéria.

É muito difícil explicar quem inventou a fotografia de fato, pois muitos cientistas deram um pouco do seu conhecimento para as diversas descobertas que o método fotográfico necessitou, gerando a fotografia como conhecemos hoje em dia, no geral ela surgiu das tentativas de aperfeiçoar o método de impressão no papel. O primeiro fenômeno que necessitamos para a fotografia, o de produção de imagens por meio de passagem da luz em um orifício, já era conhecido desde a época que Aristóteles vivia surpreendente mesmo foram às observações datadas do século X em eclipses solares através de uma câmara escura feita pelo físico Alhazen, era algo bem simples, consistindo em um quarto com um orifício pequeno em seu exterior. Daí no século 16 com o conhecimento da manipulação de sais de prata o físico italiano Ângelo Sala conseguiu avaliar os efeitos da exposição deles à luz solar, reconhecendo o processo mais profundamente, mas tendo problemas por haver muitas interrupções do processo. 

No século seguinte o professor alemão Johann Henrich Schulze projetou uma imagem e a fez durar o tempo maior já visto na época, porém não conseguia afirmar ao certo o porquê que isso ocorria, mas com o aprofundamento de suas pesquisas percebeu que se ele coloca-se um frasco com nitrato de prata à luz solar, a parte iluminada tornava-se de coloração violeta, e que a parte que não fosse atingida pela luz continuava esbranquiçada, mas sacudindo a mistura o violeta desaparecia, no entanto ele continuo o processo dessa vez colocando papel carbono no frasco  e expondo a luz, então quando ele removia o carbono  podia se notar delineados nos sedimentos escurecidos, o que era o primeiro negativo tirado. Então ele e em seguida o químico Carl Wilhelm Scheele constatar que o enegrecimento e a formação de delineados no carbono só podiam ser gerados pela ação da luz. Experimentos semelhantes foram realizados no inicio do século XIX por Thomas Wedgwood na tentativa de deixas as silhuetas permanentes, mas ele não conseguia interromper o processo de escurecimento e assim a folha ficava cada vez mais escura, perdendo completamente o delineado.

Mas foi o francês Nicéphore Nièpce e o precursor brasileiro Hercule Florence que trabalharam no aprimoramento de sistema de impressão e tiveram a ideia literalmente de unir os dois  fenômenos falados anteriormente , um de ordem física e outro de ordem química: a câmera obscura, e a característica fotossensível dos sais de prata , comprovada pelo físico alemão Johann Heinrich desde 1727. A primeira fotografia conseguida no mundo foi tirada no verão de 1826, da janela da casa de Nièpce, esta se encontra preservada até hoje,  e esta descoberta se deu quando o francês pesquisava um método automático para copiar desenho e traço nas pedras de litografia, sendo que ele dissolveu em óleo de lavanda o asfalto, cobrindo com esta mistura uma placa de peltre (liga de antimônio, estanho, cobre e chumbo), colocando em cima da superfície preparada uma ilustração a traço banhada em óleo com a finalidade de ficar translúcida, ao expor no sol este endureceu o asfalto em todas as áreas transparentes do desenho que permitiram à luz atingir a chapa, porém nas partes protegidas, o revestimento continuou solúvel, quando  Niépce lavou a chapa com óleo de lavanda  para remover o betume  e depois imergiu a chapa em ácido, este penetrou nas áreas em que o betume foi removido e as corroeu, o que formou uma imagem que poderia ser usada para reprodução de outras cópias, processo chamado por Niepce de Héliographie.

William Henry Fox Talbot foi outro precursor, ele era inglês e inventou o desenho fotogênico em 1835, comercializado com o nome de calotipia e mais tarde conhecido como o auto-referenciado nome de talbotipia, tendo a diferença de que a calotipia produzia um número ilimitado de cópias sobre papel, vindo de um negativo igualmente de papel. Seu processo calótipo de 1841 se tornou o mais eficiente de fixar imagens, ele  impregnava o papel  de iodeto de prata este era exposto à luz numa câmara escura, a imagem era revelada com ácido gálico e fixada com tiossulfato de sódio, gerando negativo, que era impregnado de óleo até tornar-se transparente, o positivo se fazia por contato com papel sensibilizado, processo utilizado até os dias de hoje.O calótipo foi a primeira fase na linha de desenvolvimento da fotografia moderna, o daguerreótipo conduziria à fotogravura, processo utilizado para reprodução de fotografias em revistas e jornais. 




Obrigada pela atenção.
                                  

sábado, 28 de setembro de 2013

Um Pouco de Nós

TELL LIES, BABY.: SEM NEXO

São sentimentos atropelados, textos mal planejados, coisas desorganizadas; sou assim mesmo. Não consigo me entender e expressar o que quero dizer, então as coisas saem assim, atropeladas, sem nexo. Eu quero fazer várias coisas ao mesmo tempo, cuidar de tudo, expressar meus sentimentos com…
      By: Jess sarcástica



Obrigada pela atenção.
                              

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Tipos de pele – Saiba reconhecer o seu tipo

Tipos de pele – Saiba reconhecer o seu tipo 


Existem tantas informações que precisamos saber quando compramos um produto para a pele, além das eventuais validade e qualidade, temos que prestar atenção também se é bom para o nosso biótipo, muitas vezes temos um creme maravilhoso, porém simplesmente não funciona dá forma esperada na nossa pele. Devido a isto e entre tantas outras dúvidas no assunto, hoje vamos esclarecer para vocês queridos leitores como saber qual produto ter específico para seu tipo de pele e como saber qual tipo de pele você tem.

Podemos dividir os tipos de pele em 5,por causa de fatores como: a quantidade de água que ajuda a elasticidade da pele, a quantidade de lipídios que é o que gera nutrição e suavidade, e o quanto a pele resiste as agressões externas que é a sensibilidade.No entanto é bom deixar claro que já existem estudos avançados que provam existir muito mais tipos, devido a nossa própria miscigenação, só que estes tipos são definidos por dermatologistas só pra estudo clínico avançado, nós meros mortais não precisamos nos preocupar tanto com eles, temos que focar nos básicos que são :  Mista, Normal, Oleosa, Seca, Sensível.

Pele Mista


É o tipo de pele mais comum na população brasileira, suas características são: oleosidade na zona T do rosto ( testa,nariz e queixo) com presença de poros dilatados, e ao redor desta zona pode ser normal ou seco. Para reconhecer este tipo de pele basta tirar uma foto, pois ficará bem claro o foco de luz na zona T, ou até indo ao espelho de cara limpa e ver em que partes seu rosto brilha mais, demonstrando que é a parte mais oleosa. O indicado para cuidado deste tipo de pele é o uso de loções de limpeza e adstringente para desobstruir os poros na zona T e controlar a oleosidade devido aos seus ativos ácidos, e claro, uma leve hidratação em todo o rosto. 



Pele Normal
Como o nome já dá a entender é o tipo natural, que mantém um equilíbrio da oleosidade, suas características são: tecido delicado de grande consistência e flexibilidade, poros pequenos e não dilatados, não apresenta defeitos, tem ar de saúde como se fosse a pele de um recém-nascido. O reconhecimento é fácil devido à falta de manchas e espinhas, nota-se pelo toque na pele se ela for lisa como uma pétala de rosa, então é normal. Por ser uma pele que não pede muitos cuidados, o bom mesmo é manter o equilíbrio da oleosidade usando hidratantes sem óleos e sabonetes neutros.  
Pele Oleosa
Também é comum na população, a maioria das pessoas que tem este tipo de pele são negras ou homens, é oleosa por suas glândulas sebáceas produzirem maior quantidade de óleo, ou seja, secreção de sebo, suas características são: aparência engordurada, poros grandes e dilatados em qualquer área do rosto o que gera mais cravos e espinhas. Pode ser reconhecida pelo brilho excessivo, e por isso fazer focos de luz em diversas partes além da zona T, menor aparecimento de rugas e linhas de expressão, devido à pele ser exageradamente hidratada. Essa pele exige muitos cuidados, principalmente no quesito de limpeza, pois ela precisa de loções com detergentes neutros à base de calêndula, hortelã, cânfora e mentol, e uma boa esfoliada para expulsar os cravos e as células mortas acumuladas. 



Pele Seca

Tem ressecamento causado por variações de hormônios e agressões externas e maior facilidade de descamação,sendo comum em pessoas de idade avançada, suas características são: poros praticamente invisíveis, não tem brilho, textura áspera, aparecimento de rugas e linhas de expressão avançado devido ao envelhecimento precoce que essa pele gera, menor elasticidade, podendo apresentar manchas avermelhadas. Distinguiu-se por não ter luminosidade em fotografias ou na exposição à luz, igualmente por dar uma sensação de repuxamento depois de ser lavada em água muito quente. A uma grande demanda de cuidados, pois gera muitas doenças de pele, quem tem essa pele tem que evitar o uso de produtos com álcool, e se aliar aos emolientes leves, óleos de macadâmia, amêndoas, semente de uva, tudo que hidrate bem a pele, além do uso de hidratantes cremosos. 

Pele sensível
Por ser muito frágil se irrita e inflama com facilidade, sendo um tipo de pele muito problemática, suas características são: textura fina, delicada, tendência maior a descamação, muito sensível ao uso de cosméticos e alterações climáticas que podem gerar: coceira, ardor, e placas na pele. Como sua marca é a falta de resistência é identificada de forma simples, como por exemplo, após o uso de algum cosmético formar zonas de vermelhidão e irritação. Essa pele precisa de um acompanhamento severo do dermatologista, para que a pessoa não erre nunca o cosmético e mal trate a pele, o uso de sabonetes hidratantes, e creme hidratantes é aconselhável, e o protetor solar é indispensável. É bom evitar o uso excessivo de esfoliante por essa pele ter a camada fina pode perder a pouca proteção que tem.

Para todos os tipos de peles
Não importa seu tipo de pele, aconselhamos que use sempre produtos bons, na hora da limpeza, hidratação e tonificação, e principalmente para proteger-se do sol, tente usar uma única linha de cuidado para não afetar o resultado, procure as marcas de cosméticos que agradem seu bolso e que não te danifique. Caso você não tenha consigo se adaptar a nenhuma marca ou não consiga definir seu tipo de pele vá ao dermatologista, ele pode tirar todas as suas dúvidas além de te indicar o produto certo pra você. Só não deixe de cuidar da sua pele nunca. 



Obrigada pela atenção.
                                       

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Matéria Especial banda – The Runaways

Matéria Especial banda – The Runaways 


O grupo formado por 5 meninas que invadiu  a cena do rock da década de 70, era constituído por Cherie Currie, Joan Jett, Sandy West, Lita Ford e Jackie Fox, todas de Los Angeles, Califórnia. O nome da banda que chocou o cenário masculino e machista do rock significa fugitivas, e isso retrata bem a história da banda que foi perseguida loucamente pela mídia e fãs nos curtos cinco anos que durou de 1975 até 1979 quase 80.

Eram muito criticadas no começo pela mídia, pelas gravadoras, pelas outras bandas de rock, por serem adolescentes que nunca tiveram um álbum e conseguiram alcançar um sucesso imenso e inacreditável. Para fazer as meninas se transformarem em uma grande banda teve a ajuda do empresário Kim Fowley que apostou suas fichas na vocalista Cherie Currie, que aparecia sempre com roupa sexys, espartilhos e macacões justíssimos, arrasando corações mesmo com a pegada punk. O que a tornou conhecida como a filha perdida de Iggy Pop com Brigitte Bardot.

O hit Cherry Bomb foi composto por Joan Jett e Fowley exclusivamente para o teste vocal de Currie, o que deu muito certo como já sabemos ( hahahah), outros hits da banda foram "Queens of Noise" e "Born to be Bad".

Não demorou muito para que os desentendimentos e o excesso de drogas se infiltrassem entre as garotas. Currie pulou fora da banda em 1977 e Jett assumiu com força o controle dos microfones. Depois disso o grupo se separou completamente.

Após a separação Joan Jett formou a banda Joan Jett & The Blackhearts, sendo das antigas integrantes a mais bem sucedida, e emplacando hits como "Bad Reputation", "Crimson and Clover" e "I Hate Myself For Loving You" e regravou a música I Love Rock’n Roll da banda The Arrows. Lita Ford fez pouco sucesso na carreira solo, gravou músicas como Kiss Me Deadly e Close My Eyes Forever a última com participação de Ozzy Osbourne. Sandy West formou a banda Sandy West Band, fazendo turnês por toda a Califórnia entre os anos 80 e 90, e morreu em 2006 devido a um câncer. Cherie Currie se tornou atriz, porém fez um álbum com sua irmã Marie Currie o Young and Wild. Jackie Fox entrou para a Universidade de Harvard e tornou-se advogada.



Apesar de fecharem as cortinas, as meninas do The Runaways deixaram o caminho aberto para a mulherada que também queria fazer rock. Na época ninguém entendeu direito ou respeitou a importância da anarquia e do som da banda, porém hoje em dia todos adoram.

 Discografia

Álbuns de estúdio:
·         The Runaways ( 1976)
·         Queens of Noise (1977)
·         Waitin’ for the Night ( 1977)
·         And Now… The Runaways (1978)
Álbuns ao vivo:
·         Live in Japan (1977)  




Obrigada pela atenção.
                                     


Da onde vieram as fotos: https://www.facebook.com/RunawaysMovie?ref=ts&fref=ts,
https://www.facebook.com/joanjettandtheblackhearts?ref=ts&fref=ts,
https://www.facebook.com/TheRunawaysFanClub?ref=ts&fref=ts,


quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Carros: De Mulheres Para Mulheres

Carros: De Mulheres Para Mulheres

Hoje em dia, os preconceitos contra mulheres ao volante estão sendo superados. Cada vez mais vemos mulheres não só ao volante de seus carros pessoais, mas vemos mulheres ocupando cargos de motorista nas mais diversas áreas. Mulheres motoristas de ônibus ou caminhoneiras, já não são mais novidade. O que a maioria das mulheres atrás do volante não sabe, é que além de inspirarem carros mais econômicos com facilidades práticas (como espelhos pra maquiagem no banco do carona, velho amigo da mulherada), as formas femininas muitas vezes inspiram também, um dos principais atrativos de um carro: O visual.

Curvas, curvas e mais curvas:
Atualmente, todo carro tem curva. Já passamos do tempo em que um carro mais parecia com uma caixa de metal com lanternas acopladas. Hoje em dia, com o design automotivo bem desenvolvido, temos carros com as mais diversas formas e belezas. No entanto, muitas dessas curvas são inspiradas em curvas, digamos... Mais naturais.

Ferrari California




Alguns homens assoviariam e chamariam a Ferrari California de gostosa... Suas curvas, claramente inspiradas nas curvas femininas, deixariam qualquer mauricinho em Beverly Hills de queixo caído. Além disso tudo, tem um desempenho de arrepiar, um preço salgado e muito luxo no habitáculo. Conversível, deixa a mulherada de cabelos ao vento... Cuidado com o frizz!
Especificações Básicas: 

-Velocidade Máxima: 310 km/h
- 0-100 km/h: 4,0 segundos
-Motor: V8 4.3
- Potência: 460 cavalos-vapor
- Tração: FR [Front Engine, Rear Drive]/Tração traseira, motor dianteiro

Observações do autor:
Como qualquer Ferrari, a California é o sonho de consumo de qualquer apaixonado por carros. A sensação de poder que esse carro transmite é incrível, não só pelos mais de 400 cavalos debaixo do capô, mas pelo fato de ele (ou ela) ser conversível... O carro possui uma aerodinâmica incrível, o que confere a ele uma capacidade de fazer curvas com estabilidade quase impecável... Mas se exagerar, tome cuidado, pois seu layout “FR” faz com que ele tenha tendência a perder estabilidade na traseira. Mas nada que uma boa dose de tecnologia não resolva: Essa belezura vem equipada com controle eletrônico de tração e controle ativo de estabilidade, caso você se perca nas curvas das pistas, além de se perder nas lindas curvas da Ferrari California.

Chevrolet Celta



Um carro extremamente popular por ser funcional e barato, o Celta caiu no gosto das mulheres por ser compacto, fácil de dirigir, barato e confiável. Um carro com linhas femininas, porém design bastante funcional. Muitas mulheres utilizam esse carro no dia a dia, e com certeza, capricham na maquiagem, quando estão presas em um engarrafamento... Afinal, ele foi feito pra isso.
Especificações Básicas:
- Velocidade Máxima: 156 Km/h
- 0-100 km/h: 13,8 segundos
- Motor Inline 4, 1.0
- Potência: 77 cavalos-vapor
- Tração: FF [Front Engine - Rear Drive]/ Tração dianteira, motor dianteiro

Observações do autor: Um carro compacto, relativamente confortável de usar no dia a dia, é a mais barata das nossas opções nesta matéria. É muito difícil ser esportivo nesse urbano legítimo, pois ele foi feito mesmo pra encarar aquelas situações do dia a dia. Se você espera que seu coração acelere a cada retomada, pode ficar um pouco decepcionado, afinal, ele não foi feito pra isso. No entanto, ele é suave ao passar por quebra-molas e ruas de paralelepípedos sem descobrir indesejáveis dores no final do dia, esse é o seu carro. Afinal, nenhuma lady iria querer um carro que não a tratasse bem, não só fisicamente. Afinal, qualquer dama fica bonita em um belo celta bem polido. Opções de fábrica podem deixar seu bólido ainda mais a sua cara. E essas opções, além de serem muitas, cabem-nos mais diversos bolsos. Então, o que está esperando pra desfilar em um desses aqui?

Kia Picanto



O Picanto é leve, ágil, estiloso, e porque não, divertido. Pesando apenas 890 kg, é um carro extremamente leve, como uma bolsa que cabe tudo, mas ainda assim é pequena e leve...
Um carro arredondado, com formas alegres e ainda assim um carro que não decepciona no desempenho. Com alguns mimos e luxos à bordo, aos poucos vem virando a preferência feminina nas concessionárias brasileiras.
Especificações Básicas:
- Velocidade Máxima: 162 km/h
- 0-100 km/h:
 
- Motor: Inline 3, 1.0
- Potência: 80 cavalos-vapor
- Tração: FF [Front Engine - Rear Drive]/ Tração dianteira, motor dianteiro

Observações do autor: Um belo carro, com um design charmoso e fresco, bem novo. Por ser mais um carro popular, espere um desempenho modesto, mas não se engane: por ser mais leve que a maioria dos carros na sua categoria, ele é mais rápido e mais ágil. Tem uns 4 cavalos extras, pra ajudar também nas retomadas. Um carro muito preciso também, e pra mulherada que tem problemas pra achar vagas no estacionamento, não se preocupe: ele é compacto o suficiente pra caber em qualquer vaga rapidamente(especialmente quando o motorista engraçadinho da vaga ao lado ocupa metade da sua vaga).



Obrigada pela atenção.
                                     
Da onde vieram as fotos: http://autobrasil.files.wordpress.com, 
http://www.downloadswallpapers.com/wallpapers/2012/julho/painel--da-ferrari-wallpaper-16717.jpg,
http://auto-carros.com/wp-content/uploads/2013/03/Celta-2014.jpg
http://falandodecarro.com/wp-content/uploads/2013/01/2012-Celta-Brazil-01927.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEicBdPQH1k_le3H2iBDqj5osLvtMtPVi7uPC6FBlTp7lwZrbp5VDNqVBLVFgkD5hHD8ZuXFUW7MvqUyY5kb4rsCH3KzLFEdOjrR0YUyTU-mW9B7WrNWDhWAbXj8Zhgu8A_chkQDJ7yWiA0/s1600/Novo-Chevrolet-Celta-2014-Interior+(1).jpg,
http://indianautosblog.com/wp-content/uploads/2013/02/Kia-Picanto-UK-fuchsia-blush.jpg  
http://www.motorclube.com.br/images/wallpapers/2011/kia-picanto-2012-traseira_1024.jpg
http://www.carroetc.com/wp-content/uploads/2011/09/Novo-Kia-Picanto-2012-Carro-Etc.jpg                       



domingo, 22 de setembro de 2013

Matéria Especial Aniversário do Blog 5 meses: Customização

Aniversário 5 meses de Blog: Customização 

Hoje estamos comemorando 5 meses de blog, e o tempo parece passar cada dia mais rápido.Só temos a agradecer por termos tantas visualizações de dentro do Brasil quanto do exterior.E como adoramos presentear vocês com matérias novas e especiais, escolhemos fazer dessa vez a nossa primeira matéria sobre customização. É muito fácil e rápido de fazer, esperamos que tenham gostado e que aproveitem bastante à ideia.

Vamos ao passo-a-passo:

Primeiro escolha uma camisa de sua preferência, para demonstrar como é feito eu utilizei uma camisa de banda que veio com defeito de fábrica, mas eu queria aproveitar a camisa de qualquer jeito, e também eu não gostava do caimento dela no corpo. 

 



Uma Tesoura;
Uma Régua;
Uma Folha de papel A3 ou duas folhas de caderno normais coladas;
Uma Caneta da cor que quiser, porém preferimos a azul que dá mais destaque.

Agora pegue a folha A3 e dobre-a no meio.

Dobre a folha novamente, fazendo assim quatro dobras.

Recorte a folha de uma forma que fique dividida em dois perfeitamente.

Pegue a folha cortada, mantenha dobrada e faça um triângulo arredondado na ponta, em forma ogival.

Repita o passo anterior nas duas pontas da folha e ela ficará dessa forma.

Corte a parte da camisa a baixo da folha seguindo o seu formato.

Coloque a régua demarcando até aonde pretende fazer o desfiado, de preferência marque para não se perder.

Desfie toda a parte escolhida em pequenas mechas que forme uma franja na camisa.

Pronto!!! Sua camisa está perfeita para curtir bastante.


Mais imagens da Camisa com cinto e short preto, e short jeans.




Obrigada pela atenção.
                                

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Nossos Textos

TELL LIES, BABY.: EU ESTOU APAIXONADA, CONFESSO.

O quê? É realmente necessário que eu diga com todas as letras que eu me apaixonei? Sim, eu ME APAIXONEI. Estou morrendo de amores, ansiando por beijos, esperando por abraços. Ansiando e sabendo que estes nunca serão atendidos. Todos sabemos que meu amor não é recíproco. Por que haveria de ser, não…


By : Jess sarcástica


Obrigada pela atenção.
                                   

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Livro que Indicamos

LIVRO QUE INDICAMOS - Narcismo  "negação do Verdadeiro eu"


O escolhido da vez é o livro Narcisimo de Alexander Lowen , conceitua psicologicamente a condição mental e cultural desta perturbação de personalidade, mostrando que quem a tem não ama a si mesmo, nem aos outros, na verdade estão preocupados com o modo que se apresentam na sociedade e pouco pensam no que sentem de verdade. O escritor Lowen é um famoso psiquiatra pioneiro no ramo de análise bioenergética, neste livro podemos ver claramente seu interesse entre a união do corpo e da mente, explorando a natureza da doença na sociedade, e ele explica com este livro que o narcisismo é o resultado da negação de sentimentos e da rejeição da auto-expressão, serenidade, dignidade e integridade.


Algo mais e nossas imagens:


Acreditamos ser um bom livro para sair do habitual, fazer novas descobertas e ampliar o conhecimento, afinal você sabe se é narcisista? Na realidade alguém sabe quem é? Faz bem, pois quem lê aprende a dar maior importância aos valores humanos, meio ambientes, qualidade da sua própria vida e a dos seus semelhantes. Não podemos deixar as nossas vidas vazias e sem significado. 



Obrigada pela atenção.
                                       

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Nossos Textos

TELL LIES, BABY.: QUE OS NOSSOS CAMINHOS NÃO SE CRUZEM, MON AMOUR.

Já passou da hora de dizermos adeus, nossos destinos não estão mais entrelaçados, não somos mais nós. Não sou mais eu, você não é mais você. Não somos mais nós, já disse. Acabou, é o fim. Está no momento de empacotarmos todos os sentimentos e lembranças e sair de mudança; sair e nunca mais pensar…


By: Jess sarcástica


Obrigada pela atenção.