segunda-feira, 24 de junho de 2013

São João

São João

Festa Junina

Hoje é o dia que se comemora o são João, um festejo comum ao mês de junho dos santos católicos populares relacionados às festas pagãs antigas, este festejo é conhecido como São João devido ao santo João Batista, outros santos também são lembrados: o São Pedro, e Santo Antônio. Não é apenas uma festa importante aqui no Brasil, ela também está presente na cultura de vários países europeus como: Suécia, França, Itália, Portugal, Espanha e etc. Existem elementos fundamentais no festejo estes são: a fogueira, balões, fogos de artifício, mastro, quadrilha, música típica, vestimenta, decoração, simpatias, comida típica. E nós do blog vamos fazer um breve comentário sobre cada elemento para que vocês entendam mais sobre a nossa cultura e a conheçam melhor:

SÃO JOÃO EM GUARABIRA: FOGUEIRA, PAMONHA, CANJICA E MUITO MILHO ASSADO NOS BAIRROS
 A fogueira veio da Europa, fazem parte da tradição pagã do solstício, relacionada à combinação que as primas Maria e Isabel fizeram para que Maria soubesse do nascimento de São João Batista e pudesse ir ajudar a Isabel depois do parto.


Os balões e os fogos só ajudam no visual da festa, são decorativos, que foram colocados pelos portugueses, pela tradição os fogos servem para acordar João Batista, os balões servem para anunciar o começo da festança, os fogos estão nas mãos das crianças e dos adultos que fazem a festa com eles. Aqui no Brasil é proibido por lei soltar balões, porque causam muitos acidentes, se prendem em fios elétricos, acaba gerando um incêndio imenso e deixando muitos feridos.

O mastro tem amarrado nele 3 bandeiras simbolizando os santos é levantado na festa para comemorar os santos outro costume que veio da Europa da arvore de maio, no mastro se prendem fitas que são utilizadas para a dança das fitas, que acontecem ao redor do mastro.

A quadrilha chegou ao Brasil por meio dos portugueses, mas é uma dança de origem francesa relacionada ao fato de ter 4 pares em uma dança de salão.Era dançada pelos aristocratas do século XVII, e também tem sua origem da dança campesina inglesa do século XIII .No Brasil recebeu traços das danças brasileiras, primeiro foi adotada pela população urbana, mas acabou ganhando maior força na população rural, e principalmente no nordeste. Divide-se regionalmente e têm diversas vertentes algumas são:
Saruê (centro do Brasil)
Baile sifilítico (Bahia)
Mana-Chica (Rio de Janeiro)
Quando se trata de música o que comanda a festança é o acordeão, conhecido como sanfona, mas há a presença do pandeiro, zabumba, violão, triângulo e o cavaquinho, a maioria do repertório é forró, mas tem sertanejo, baião, xote, reisado, samba de coco e algumas marchinhas.

 A vestimenta é essencial na hora da dança, os participantes devem estar vestidos de caipiras, e devido ao conto de casamento do são João tem que se ter alguém fantasiado de noiva e de noivo para a encenação teatral final. Os trajes comuns são homens usando camisas xadrez, calça furada e panos amarados no pescoço ou no chapéu de palha, e as mulheres usando vestidos de chita, e chapéus de palha.


As decorações dos arraiais tiveram o seu início em Portugal, os enfeites de papel que formam bandeirolas foram uma das novidades que os portugueses trouxeram da Ásia, junto com os balões de ar quente e pólvora.

As simpatias são definidas por região, têm pessoas que acreditam que pular a fogueira no dia de são João traz sorte, outras acreditam que se colocarem pedaços de carvão da fogueira em uma bacia e eles boiarem o casamento vai durar uma eternidade e tem as simpatias para o Santo Antonio arranjar um marido que vai desde amarrar uma fita nos pés do santo até pendura-lo de cabeça para baixo.
A maioria dos pratos típicos são feitas com o milho, devido a ser uma época favorável para a colheita dele, e são distribuídas em quermesses  tradicionais. E as comidas são:  canjica,  pamonha,  curau,  milho cozido,  pipoca,  bolo de milhoarroz-docebroa de milhococadabom-bocado, quentão,vinho quente, pé-de-moleque, batata-doce, bolo de amendoim,  bolo de pinhão, paçoca, o bolinho caipira, pastéis, e outros. As quermesses atraem também turistas e brincadeiras para os mais novos.
Agora que vocês já entendem um pouco sobre a cultura da festa, aproveitem a bem que depois só no ano que vem.Afinal de contas ......





Obrigada pela atenção.  
                          







Da onde vieram as fotos:http://blogs.diariodepernambuco.com.br,http://www.guarabira.jex.com.br/,
http://apaixonadosporgifs-liza.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário