segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Pintores- Alfredo Volpi

Volpi : um anjo pintor


Como vocês bem sabem adoramos trazer um post com algo novo para vocês, algo que ainda não tenhamos falado, ai tivemos a ideia de fazer matérias falando um pouco sobre artistas de outra arte que gostamos (além da moda, música, e poesia) a arte feita na tela com tinta e pinceis. Pois é adoramos está também e nada melhor do que aproveitar este amor para falar dos pintores que mais gostamos (quase todos, ahahhahah) e homenagea-los. 

Alfredo Volpi nasceu em Lucca cidade italiana no dia 14 de abril de 1896, um dos artistas mais importantes da segunda geração do modernismo. Sua família veio para São Paulo em 1897 e formaram uma residência e um pequeno comércio no Ipiranga. Volpi iniciou seus trabalhos artesanais apenas em 1911, sendo autodidata e declarando-se como pintor decorador de paredes e afins.
1927 foi o ano em que o pintor encontrou o amor da sua vida, a garçonete Benedita Conceição, apelidada de Judith, com quem teve uma única filha chamada Eugênia, acredita-se que Judith foi a modelo para o quadro Mulata. Volpi teve 3 outros filhos o que gerou uma grande disputa entre os herdeiros com a sua morte.

A partir da década de 1930 Volpi surgiu com trabalhos mais conscientes, com cores e construções próprias, e se aproximou de muitos artistas como Fúlvio Pennachi e Francisco Rebolo Gonsales, com estes formou o grupo Santa Helena ( devido a criarem suas obras no mesmo edifício denominado Santa Helena) , Volpi mesmo estando no grupo tinha traços exclusivos e ideias diferentes aos pensamentos conservadores dos outros artistas, e veio a formar outro grupo desta vez com os coloristas Arcangelo Ianelli e Aldir Mendes de Sousa.

Conheceu o pintor italiano Ernesto de Fiori em 1938, o que gerou muitos frutos para uma maior liberdade artística do pintor. No ano seguinte ficou por um tempo em Itanhaém, devido a problemas de saúde sofrido por sua esposa, voltando regularmente aos fins de semana à São Paulo para vender suas obras, mas a gravidade da doença de sua esposa o fez rever suas concepções e principalmente suas obras , se tornando mais dinâmico evidenciando claramente isso na série de marinhas que pintou nessa época.

Mesmo por ter exposto já em 1937 com a família artística paulista aos seus 47 anos de idade, teve sua primeira exposição individual em 1944. E só evoluiu para o abstracionismo geométrico na década de 1950, criando a série de bandeiras e mastros de celebrações juninas, foi também nesta época em que fez sua primeira e única viagem à Europa e passou por volta de 6 meses por lá. Participou da representação Brasileira na Bienal de Veneza em 1952. Ganhou o prêmio de melhor pintor nacional na segunda Bienal de São Paulo em 1953. Participou da primeira exposição de arte concreta do Grupo Santa Helena no MAM de São Paulo em 1956. Participou da exposição de arte no MAM de 1957 no RJ. Ganhou o prêmio de Guggenhei e realizou afrescos na capela de Nossa Senhora Fátima em Brasília no ano de 1958. Em 1959 ele foi expor em Nova York e participou da V mostra internacional de Tóquio.

O artista continuou recebendo prêmios e indo a exposições no Brasil e no mundo, porém na década de 80 recebeu o convite para fazer o mascote do Clube Atlético Mineiro, ele aceitou e desenhou um galo, que se tornou símbolo oficial do clube e que foi batizado em sua homenagem de Galo Volpi, e foi nos anos de 1984 e 1986 as suas ultimas exposições em vida, pois ele veio a falecer no fim da década de 80, no ano de 1988 dia 28 de maio. Mas agora ele está pintando o céu como diria o livro Os Anjos Pintores de Ana Maria Machado e nós ganhamos os lindos presentes que são todas as suas obras.


Algumas de suas obras:





Obrigada pela atenção.
                                         


Da onde vieram as fotos:http://www.escritoriodearte.comhttp://euevcfazendoarte.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário