sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Tipos de pele – Saiba reconhecer o seu tipo

Tipos de pele – Saiba reconhecer o seu tipo 


Existem tantas informações que precisamos saber quando compramos um produto para a pele, além das eventuais validade e qualidade, temos que prestar atenção também se é bom para o nosso biótipo, muitas vezes temos um creme maravilhoso, porém simplesmente não funciona dá forma esperada na nossa pele. Devido a isto e entre tantas outras dúvidas no assunto, hoje vamos esclarecer para vocês queridos leitores como saber qual produto ter específico para seu tipo de pele e como saber qual tipo de pele você tem.

Podemos dividir os tipos de pele em 5,por causa de fatores como: a quantidade de água que ajuda a elasticidade da pele, a quantidade de lipídios que é o que gera nutrição e suavidade, e o quanto a pele resiste as agressões externas que é a sensibilidade.No entanto é bom deixar claro que já existem estudos avançados que provam existir muito mais tipos, devido a nossa própria miscigenação, só que estes tipos são definidos por dermatologistas só pra estudo clínico avançado, nós meros mortais não precisamos nos preocupar tanto com eles, temos que focar nos básicos que são :  Mista, Normal, Oleosa, Seca, Sensível.

Pele Mista


É o tipo de pele mais comum na população brasileira, suas características são: oleosidade na zona T do rosto ( testa,nariz e queixo) com presença de poros dilatados, e ao redor desta zona pode ser normal ou seco. Para reconhecer este tipo de pele basta tirar uma foto, pois ficará bem claro o foco de luz na zona T, ou até indo ao espelho de cara limpa e ver em que partes seu rosto brilha mais, demonstrando que é a parte mais oleosa. O indicado para cuidado deste tipo de pele é o uso de loções de limpeza e adstringente para desobstruir os poros na zona T e controlar a oleosidade devido aos seus ativos ácidos, e claro, uma leve hidratação em todo o rosto. 



Pele Normal
Como o nome já dá a entender é o tipo natural, que mantém um equilíbrio da oleosidade, suas características são: tecido delicado de grande consistência e flexibilidade, poros pequenos e não dilatados, não apresenta defeitos, tem ar de saúde como se fosse a pele de um recém-nascido. O reconhecimento é fácil devido à falta de manchas e espinhas, nota-se pelo toque na pele se ela for lisa como uma pétala de rosa, então é normal. Por ser uma pele que não pede muitos cuidados, o bom mesmo é manter o equilíbrio da oleosidade usando hidratantes sem óleos e sabonetes neutros.  
Pele Oleosa
Também é comum na população, a maioria das pessoas que tem este tipo de pele são negras ou homens, é oleosa por suas glândulas sebáceas produzirem maior quantidade de óleo, ou seja, secreção de sebo, suas características são: aparência engordurada, poros grandes e dilatados em qualquer área do rosto o que gera mais cravos e espinhas. Pode ser reconhecida pelo brilho excessivo, e por isso fazer focos de luz em diversas partes além da zona T, menor aparecimento de rugas e linhas de expressão, devido à pele ser exageradamente hidratada. Essa pele exige muitos cuidados, principalmente no quesito de limpeza, pois ela precisa de loções com detergentes neutros à base de calêndula, hortelã, cânfora e mentol, e uma boa esfoliada para expulsar os cravos e as células mortas acumuladas. 



Pele Seca

Tem ressecamento causado por variações de hormônios e agressões externas e maior facilidade de descamação,sendo comum em pessoas de idade avançada, suas características são: poros praticamente invisíveis, não tem brilho, textura áspera, aparecimento de rugas e linhas de expressão avançado devido ao envelhecimento precoce que essa pele gera, menor elasticidade, podendo apresentar manchas avermelhadas. Distinguiu-se por não ter luminosidade em fotografias ou na exposição à luz, igualmente por dar uma sensação de repuxamento depois de ser lavada em água muito quente. A uma grande demanda de cuidados, pois gera muitas doenças de pele, quem tem essa pele tem que evitar o uso de produtos com álcool, e se aliar aos emolientes leves, óleos de macadâmia, amêndoas, semente de uva, tudo que hidrate bem a pele, além do uso de hidratantes cremosos. 

Pele sensível
Por ser muito frágil se irrita e inflama com facilidade, sendo um tipo de pele muito problemática, suas características são: textura fina, delicada, tendência maior a descamação, muito sensível ao uso de cosméticos e alterações climáticas que podem gerar: coceira, ardor, e placas na pele. Como sua marca é a falta de resistência é identificada de forma simples, como por exemplo, após o uso de algum cosmético formar zonas de vermelhidão e irritação. Essa pele precisa de um acompanhamento severo do dermatologista, para que a pessoa não erre nunca o cosmético e mal trate a pele, o uso de sabonetes hidratantes, e creme hidratantes é aconselhável, e o protetor solar é indispensável. É bom evitar o uso excessivo de esfoliante por essa pele ter a camada fina pode perder a pouca proteção que tem.

Para todos os tipos de peles
Não importa seu tipo de pele, aconselhamos que use sempre produtos bons, na hora da limpeza, hidratação e tonificação, e principalmente para proteger-se do sol, tente usar uma única linha de cuidado para não afetar o resultado, procure as marcas de cosméticos que agradem seu bolso e que não te danifique. Caso você não tenha consigo se adaptar a nenhuma marca ou não consiga definir seu tipo de pele vá ao dermatologista, ele pode tirar todas as suas dúvidas além de te indicar o produto certo pra você. Só não deixe de cuidar da sua pele nunca. 



Obrigada pela atenção.
                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário