quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

História dos Desenhos

História dos Desenhos


Gostamos de vez em quando falar sobre a história de algo para vocês, estamos sempre pesquisando devido a nossa contínua curiosidade sobre todas as coisas (hahaha), e claro que não podíamos deixar de falar sobre a trajetória de uma das artes que amamos- o desenho. Essa arte admirada por tantos e produzida de diversas formas no nosso cotidiano já teve direito a outros espaços aqui no blog, devem se lembrar dos posts sobre desenhos (animados) no mundo da moda, mas dessa vez vamos aprofundar. 
Para quem não sabe o desenho é uma forma de arte que se expressa de varias dimensões tem variadas ramificações como a pintura, gravura e etc., sendo a expressão da relação com realidade pelos olhos do desenhista, imitando a realidade ou a transformando-a. Então quando ligamos pontos por meio de linhas com formatos estamos fazendo desenhos, simples assim, dessa forma todos podem desenhar, mas nem todos podem ser desenhistas (muito triste), devido a regrinhas que os desenhos devem seguir.
Dizem que o desenho não começou como arte ele veio como forma de comunicação, mesmo assim é a primeira arte do ser humano. De lá na época da rocha lascada que eles faziam- no em pedras ou paredes das cavernas, onde contavam pelos desenhos tudo o que faziam e suas experiências como se fosse um diário, e tem os que acreditam que faziam parte de um ritual místico, como uma religião( religião do desenho- que demais!!!!!).
 E o desenho continuou esse caminho meio que vago até o renascimento, e foi nessa época que o desenho ganhou aquelas regras que falamos acima, porque as pessoas passaram a estudar o desenho e a criar sistemas rigorosos.Começou a se tornar fundamental para qualquer criação artística e com a descoberta e sistematização da perspectiva o desenho adquiriu forma de conhecimento. Sabem o que aconteceu nessa mesma época? A popularização do papel, que já tinha sido inventado a anos atrás, mas ainda não era conhecido de todos e muito menos utilizado por todos. 
No renascimento o desenho bombou literalmente, grandes artistas surgiram, como Leonardo da Vinci, Michelângelo, Rafael. Abrindo caminho para nos séculos seguintes brilharem artistas como Claude, Vincenta Van Gogh, Pablo Picasso e etc.
Depois de tantas revoluções no formato de desenhar, nas técnicas e até na forma de apreciar os desenhos, estando os desenhos presentes em quadros, revistas, jornais e na televisão, veio a inovação dos nos anos 90, tornando o computador um instrumento extremamente importante na produção e acabamento do desenho. Comumente usado para simular diversas técnicas e materiais, passou a ter linguagem própria de ilustração em tela. 
Os programas mais utilizados para o desenho são o Corel Draw e o Adobe Illustrator, existem programas mais simples como o Microsoft Paint, que tem o apelo mais recreativo que produtivo. À medida que os equipamentos de hardware ficam mais eficientes, os softwares evoluem para acompanhar e trazerem imagens de melhor definição.
Essa mudança é clara se compararmos desenhos animados antigos e os mais modernos, e também se compararmos jogos eletrônicos antigos com os da nova geração (mudança muito boa). E pelo que sabemos a trajetória dos desenhos não termina aqui, eles vão continuar evoluindo e nos oferecendo diversas novas formas de criações, é esperar para ver. 








Obrigada pela atenção.
                                    


Nenhum comentário:

Postar um comentário