terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Carnaval

Queridos, nos desculpe o post que deveria ter sido publicado ontem só foi hoje. Tivemos problemas para postar, porém como o carnaval está aí ainda tá valendo kkkk Esperamos que gostem.


De onde veio o Carnaval ?

Em pleno período de festas eu faço essa pergunta a vocês, muitos não irão responder porque ao contrário de mim( nós) está curtindo a folia por aí nesse Brasil. Para aqueles que não estão,ou que tem um tempinho, pense na minha pergunta, não precisa nem responder, só pense.
Tudo começou na Grécia antiga, vindo de um festival chamado Bacchanalia, onde as pessoas comemoravam e veneravam o deus das festas e do vinho, Dionisio. Se você manja das safadezas, já deve ter ligado os pontos: Sim, eram bacanais regados a muita dança e vinho. Mas, além da devassidão característica destas festas, as pessoas costumavam se fantasiar de animais e monstros mitológicos, a ponto de algumas pessoas, especialmente mulheres, serem realmente consideradas monstros depois de passarem um pouco dos limites na bebedeira.

Com a absorção da cultura Grega pelos Romanos, essa festividade passou a ser comemorada em Roma também. Com o surgimento da Igreja Católica Romana, eles adaptaram esta data, sendo assim comemorada antes da Quaresma. Devido a ser algo antes de um período de privações, havia um incentivo nessa comemoração para que as pessoas aproveitassem de todas as formas: comendo, bebendo, dançando, enfiando o pé na jaca literalmente, para depois começarem o jejum.
Nos 3 dias chamados de dias gordos, os dias que antecediam a quaresma, haviam as  festividade, que também ficaram conhecidas como Mardi Gras. Nesse período até os escravos ganhavam liberdade temporária.


As fantasias que conhecemos hoje surgiram graças a união dos bailes de máscaras com o festejo, na época do renascimento.Havia já algumas formações de blocos e carros alegóricos que evoluíram até o século XIX e XX  com sua influência parisiense, em algo que pode até lembrar o que vemos na atualidade.

O festejo no Brasil não teve apenas origem francesa, pois acabou se misturando com os decendentes culturais indígenas e africanos, misturando as fantasias e mitos indígenas com a música africana. E nisso o  Rio de Janeiro criou o carnaval de desfiles de escola de samba e a bahia modificou as marchinhas com Dodó e Osmar para criar os trios elétricos e um carnaval com muito mais foco na música.

Agora me diga você é dos que ama ou dos que odeiam Carnaval? Se ama deve ter adoradoo post, porém se você odeia te aconselho a ler outros posts, só descer a barra de espaço, outros conteúdos, fazemos o possível para termos de tudo que é assunto aqui, só que não dá para agradar todo mundo, nem o chocolate consegue, imagina nós desse humilde blog kkk.










Obrigada pela atenção.
                                    













Da onde vieram as fotos: 
http://www.propagandashistoricas.com.br/
Fotos: Marcel Gautherot – Acervo Instituto Moreira Salles
http://sputniknews.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário