quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Estilistas que amamos - Coco Chanel

Estilistas que amamos - Coco Chanel 

Neste imenso mundo fashion há varios artistas que nos surpreendem, que adoramos ou odiamos, seguimos e/ou nos influenciam.Já que adoramos compartilhar nossos conhecimentos com vocês queridos leitores, nada melhor que falar quais destes grandes artistas influenciam nosso jeito de vestir. E vamos começar fazendo um breve comentário sobre a vida da diva da alta costura, Coco Chanel, com alguns dos seus relacionamentos conturbados e os pontos mais importantes da sua carreira.

Todos já ouviram falar da maison Chanel,no entanto poucos sabem o verdadeiro valor que está grande estilista teve na moda da atualidade, Chanel não é só uma marca conceitual de moda de Paris, Chanel é uma estilista à frente da moda da sua época, criadora de uma elegancia fruto da mistura do vestuário masculino com as proporções femininas, dando um luxo único, que inspira estilistas até hoje.

Mas Coco Chanel não era seu verdadeiro nome, ela se chamava Gabrielle Bonheur Chanel, nascida no dia 19 de agosto de 1883 em Saumur.Gabrielle veio de familia humilde, seu pai era feirante e sua mãe doméstica, ela tinha 4 irmãos e moravam em Luxemburgo, sua mãe morreu precocemente de tuberculose quando Chanel tinha 6 anos, deixando a responsabilidade de criar as crianças para o pai, o que o impediu devido a profissão que tinha, e ele acabou tendo que levar os meninos para trabalhar no campo e colocando Gabrielle e suas irmãs em um colégio interno.

Com 18 anos fugiu do internato com sua prima, e começou o trabalho de costureira em 1903 em uma loja de enxovais,mas ela também procurou emprego nas áreas de comércio, dança e teatro, no teatro teve poucos papéis de grande relevância, devido a sua estatura, e trabalhou como garçonete dançarina e cantora em um cafés-concerto onde adotou o nome Coco entre 1905 e 1908. Em uma destas apresentações conheceu Etienne Balsan e passou a viver com ele , um socialite herdeiro de uma famosa fábrica de tecidos, e criador dos melhores cavalos de toda a França, porém o romance entre eles durou alguns meses, pois ela o abandonou ao perceber que ele não a amava mais.

No ano de 1910 Gabrielle conheceu o seu grande amor, o milionário inglês Arthur Capel, que a ajudou a abrir sua primeira loja de chapéus, e com Capel ela aprendeu a frequentar o meio sofisticado de Paris. Mas Capel morreu 6 meses mais tarde em um acidente de carro. Mesmo com este desgosto Gabrielle abriu a sua primeira loja de costura, onde começou a vender roupas desportivas para ir a praia e montar a cavalo, inventando as primeiras calças femininas, e se tornando a primeira mulher a ter sucesso na arte da alta costura.

No começo da década de 20 Chanel se apaixonou por um príncipe russo falido o Dmitri Pavlovich, essa relação teve vários frutos artísticos como as roupas com bordados do folclore russo. Nesta época Chanel também conheceu varios artistas como : Pablo Picasso, Luchino Visconti, Greta Garbo e Igor Stravinsky o qual há rumores de que tenha tido um caso com a estilista. Além das roupas ela criou nesta mesma decáda perfumes, como o perfume mais famoso do mundo, o Chanel Nº 5, nome dado devido ao 5 ser seu algarismo da sorte.

Na Segunda Guerra Chanel fechou a maison e acabou se envolvendo com um oficial alemão. A boatos de que Chanel tenha colaborado com o inimigo na época da guerra,mas nada está provado completamente. Porém isso gerou um grande falatório e muitos franceses pararam de frequentar a maison quando ela reabriu em 1954. Devido a este acontecido Chanel teve dificuldades financeiras e passou a vender roupas para o outro lado do Atlântico, indo morar na Suíça.

Muito admirada pela ex-primeira-dama Jackie Kennedy, teve muitas aparições de seus tailleurs nas revistas de moda, e várias mulheres ainda adoravam seus trajes, o que fez com que ela retornasse  para a França ente 1954 e 1956. Quando voltou enfrentou o seu concorrente Dior que oposto a ela dava para as mulheres looks mais femininos e assim dividiam os gostos em Paris.
Chanel faleceu com 87 anos, no dia 10 de janeiro de 1971 no Hotel Ritz Paris, onde morava na época, seu funeral foi assistido por mais de cem pessoas que levaram suas roupas para a ocasião como homenagem.


Os símbolos registrados da Chanel são o cárdigã, o vestido preto, e as pérolas, entretanto a marca tornou- se um grande império da moda, fazendo bolsas, sapatos, joias, maquiagens, acessórios e etc.

Obrigada pela atenção.
                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário