quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Especial 6 Meses de Blog: Halloween Parte 2

ANIVERSÁRIO 6 MESES DE BLOG: HALLOWEEN * Parte 2 


O Halloween tem diversas formas de ser comemorado pelo mundo, por ter importâncias culturais diferentes. Na Irlanda e na Escócia, é comum a tradição das crianças se vestirem com trajes e pedirem doces, enquanto outras práticas na Irlanda incluem fogueiras, e fogos de artifício. 

A festa chegou aos EUA levada pelos imigrantes irlandeses no século XIX, a comemoração era exclusiva das comunidades de imigrantes, com o tempo tornou-se algo comum em todas as famílias irlandesas ou não, e no século 20 já era comemorada por pessoas de todas as origens sociais, raciais e religião. A organização da festa nos EUA não depende de alguma instituição, são as escolas, clubes, empresas e as próprias famílias da comunidade que fazem a festa, e com o tempo a importância religiosa do halloween foi perdida e ele se tornou apenas brincadeira para a sociedade.

E foi no EUA, junto com o Canadá, que a festividade teve um impacto maior sobre a forma atual de se comemorar o dia, e o modo como à data é vista pelo mundo, especificamente com a criação de elementos icônicos e comerciais, e dessa forma se estendendo a lugares como a América do Sul, Austrália,  Nova Zelândia, (a maioria) a Europa continental, Japão e outras partes da Ásia Oriental. 
Na América Latina as comemorações de Halloween não são tão comuns, por ser algo que veio do estrangeiro, ainda está ganhando seu espaço, que é cada vez maior.


Na Tailândia ao invés do Halloween é realizada anualmente a festa Phi Ta Khon, dia que é celebrado com música e desfiles, com direito a imagem de Buda, eles acreditam que os Vietnamitas “Fantasmas” e espíritos circulam dentre os homens na data.

A história do Halloween no Brasil é muito recente, chegou aqui por influência da cultura americana, vinda pelas mídias de comunicação, cursos de língua inglesa, e comércio, porém não temos o costume de celebrá-la.
Não é muito bem vista no nosso país por causa de dois motivos, primeiro porque muitos acreditam que é uma festividade da morte e não sabem seu verdadeiro significado, e assim não adquiriu força. Segundo porque algumas pessoas defendem que a data não tem nada haver com nossa cultura e deveria ser esquecida, esse argumento até gerou a criação do Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro) no ano de 2005.












Obrigada pela atenção.
                               


Da onde vieram as fotos: http://weheartit.com/hi_sleeping_with_sirens

Nenhum comentário:

Postar um comentário