sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Estilo Gótico - Vertente DeathRock

   -ESTILO GÓTICO E DEATH ROCK-     

                                  Ficheiro:Notre Dame de Paris.JPG



 O estilo escolhido da vez é o gótico, ele é bem complexo e cheio de vertentes, por tanto vamos começar explicando para vocês de onde ele veio, e depois falamos sobre uma vertente. O termo gótico em si era usado bem antigamente por volta do ano de 700 D.C., como derivação de Godos uma população germânica de bárbaros, e voltou a ser usado na Renascença, acreditem se quiser como um xingamento pode isso?! Pois é, mas era assim que a igreja católica da idade média descrevia toda a produção artística deste período, mencionando que eram um estilo bárbaro e grosseiro em comparação as convergências românticas da época.

Só no final da década de 70 o termo gótico se tornou uma imensa subcultura, e passou a definir atividades não só artísticas como comportamentais, cheias de influências do expressionismo e decadentismo, as melodias melancólicas e obscuras das músicas deram o nome a cultura de cultura escura e os seguidores dessa cultura foram denominados de dark e muitas outras coisas sombrias. As bandas como Joy Division,Bauhaus,The Sisters of Mercy foram responsáveis pela disseminação do estilo no mundo, e até hoje influenciam quem tem este estilo, que está ativo e se renovando desde a década de 70.

Quase me esqueci de falar, na metade dos anos 90 “ser” gótico era super comum, porque nessa década era tendência emergente, e era praticamente uma reformulação do punk do inicio dos anos 70, até em suas características: A dominância de trajes pretos, desgastados e rasgados; Uso de botas, brincos e piercings; Cabelo espetado e/ ou bagunçado; Maquiagem carregada.


Ai, claro né gente, que a indústria da moda se aproveitou da melhor maneira possível desta manifestação cultural fazendo mil produtos designados góticos e criaram o termo gótico chique, que é se vestir como um gótico sem ter a mentalidade do estilo ou seguir as regrinhas. Isso não é muito bom, afinal de contas está generalização afastou totalmente a origem do estilo primário. Porém tornou esta cultura alternativa mais acessível e também não é para qualquer um,tem que ter muita personalidade e atitude.


DeathRock
Новости

A vertente do Gótico que escolhemos comentar é a DeathRock, estilo quase semelhante ao punk,na verdade é a união do punk e  pós-punk com uma pitada de horror proeminente de filmes de terror antigos, muito fácil de confundir com o punk, só que tem as letras musicais cheias de fatos sobre a morte e não são revolucionárias, além de uma melodia tribal. Bandas como Alien Sex Friend e Christian Death são exemplos deste caráter. 

Outras características são as roupas surradas e podres, botas, cabelos espetados em moicano, cabelos bagunçados e tingidos, piercings, joias metalizadas, e etc.

  Roupas e Acessórios com influência DeathRock





                                      

 Obrigada pela atenção.

                                  





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário